segunda-feira, 10 de agosto de 2015

LOCAIS HISTÓRICOS DE MARROMEU

HISTORIAL DA MARIA MOFFAT


Maria Moffat, filha dos missionários Robert e Mary Moffat, que haviam fundado no inicio do século XIX a missão de kuraman, na terra dos tswanas no interior da África do sul .
MariaMoffat, nasceu em Griquatowm em 1821, numa casa que hoje alberga um museu com o seu nome.

Maria Moffat casou-se com Doutor David Livingston em Janeiro de 1845. Durante os primeiros 7  anos de casados tiveram 5 filhos, um dos quais faleceu com poucos dias.

Maria, foi uma peça fundamental de David Livingston em todos os seus planos porque conhecia a língua da África do sul, com capacidade de trabalhar e sempre disposta a suportar dificuldades nas expedições do esposo.

Com isso por diversas vezes Maria e as crianças passaram por duras privações e estiveram entre á vida e a morte, devido a doença, fome e sede.
Passaram quase três meses de permanência forçada no delta do Zambeze em viagens constantes entre a foz e Chupanga,  transportando todo o equipamento, estas foram as piores da expedição. A zona era infectada de mosquitos e propensa as doenças, de tal forma que Livingiston  chamava do “Cemitério do homem branco”.

Durante este período Maria andava bem de saúde, sofrendo apenas de algumas febres passageiras, porém a 21 de Abril ela adoeceu gravemente e deixou de reagir aos medicamentos.
Livingiston e kirk, os dois médicos de expedições resolveram removela do Pioneer para a única casa existente em Chupanga.
Maria foi colocada numa cama improvisada, feita com três caixas de chá e por cima um colchão.
O seu estado de fraqueza era tal que já ,não conseguia tomar remédios. Foi após esta situação entre vida e a morte em que os três missionários ajoelharam se junto a moribunda e rezaram ,que só no dia 27 de Abril de 1862 pelas 7 horas a Maria deu o seu ultimo suspiro.
Maria faleceu com 41 anos de idade ,e que os seus restos mortais foram a enterrar no dia seguinte ,no meio dia ,a sombra de um grande embondeiro que se encontrava perto da casa , e onde já existia uma campa de oficial de marinha Britânica falecida em 1826.
 A morte de Maria mulher provocou um forte abalo em Livingiston. Os restos mortais da Maria encontra se sepultada em Marromeu no Posto Administrativo de Chupanga, nas ruínas do antigo internato dos Estudantes de Arte ofícios ,assim como um cemitério de missão Catalica. Neste local sobre sai uma lage de ferro vertical que diz o seguinte.

Túmulo de Maria Moffat
AQUI REPOUSAM OS RESTOS MORTAIS DE MARIA MOFFAT

    

Sem comentários:

Enviar um comentário